quinta-feira, julho 19, 2007

ISSA Saturday

No próximo dia 21, realizaremos o primeiro ISSA Saturday, um ISSA Day especial com duas palestras técnicas para os associados e convidados.


Augusto Paes de Barros: Novas tendências e ameaças para Botnets


Nos últimos anos vimos o crescimento das botnets e sua transformação em um negócio extremamente lucrativo. A maioria das botnets vistas até agora utilizam os mesmos conceitos básicos. Esta apresentação visa mostrar quais são os maiores desafios encarados pelos autores de botnets e o que eles precisam tentar no futuro para resolvê-los. Palestra apresentada na Black Hat Europa 2007.

Rodrigo Rubira Branco e Domingo Montanaro: KIDS - Kernel Intrusion Detection System


Esta é a mesma apresentação que foi realizada no evento Hack in The Box em Dubai visando demonstrar um modelo de proteção de integridade de sistemas operacionais. Tal modelo já possui implementações praticas em ambiente Linux e seus conceitos podem ser expandidos para outros sistemas operacionais (mais detalhes serão mostrados no evento VNSecurity no Vietnã em agosto).

A ideia básica é demonstrar que já existem recursos de hardware necessários para desenvolver um sistema de proteção do núcleo do sistema operacional adequado, portanto indo de encontro as ideias de que quando o kernel é comprometido não há meios de se garantir a integridade do sistema operacional

O Evento ocorrerá no auditório da Faculdade Impacta, das 10 às 14 horas do dia 21 de Julho de 2007 - R. Arabé, 71 . Vl. Clementino, São Paulo - SP

Inscrições aqui.

quarta-feira, julho 18, 2007

Nomes de companhias

Por que o Yahoo se chama "Yahoo" ? E a Oracle ? Apple ? Apache ? Algumas curiosidades sobre esses nomes que ouvimos sempre no mundo de TI.

domingo, julho 15, 2007

SF Papercraft Gallery

Domingão... hora de postar algo bacana no blog. Que tal fazer um Tie Fighter de papel ? Ou mesmo a Enterprise ? Diversos modelos em papel de naves e veiculos terrestres de filmes de ficção científica estão aqui, para voce mesmo imprimir e montar.

quinta-feira, julho 12, 2007

Videos no AntiSpam.br e pesquisa

Para dar continuidade à campanha anti-spam, a Comissão de Trabalho Anti-spam do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresenta seus dois primeiros vídeos educacionais. Produzidos para abranger uma parte da história da internet de forma simples e divertida, as animações informam e esclarecem os perigos aos quais os usuários estão expostos.

Conheça também os resultados finais da 2ª Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC DOMICÍLIOS e USUÁRIOS 2006. Nessa segunda parte foram divulgados os dados sobre segurança, uso do e-mail, spam, comércio eletrônico e governo eletrônico.

terça-feira, julho 10, 2007

Quer ir da graça na Blackhat USA 2007 ?

O pessoal da Help Net está distribuindo algumas entradas para o Blackhat Briefings. Basta voce mandar um e-mail pra eles com alguns dados. Aparentemente é um sorteio. Não conheço essa Help Net, mas no "about" diz que eles existem desde 1998, etc etc.
Bem, acho que vale a tentativa... :)